10 Mitos sobre os Cabelos!

Olá meninas!
Bom vamos falar de cabelo hoje.
Quem ai não fica louca da vida com crendices sem fundamento ou pelo menos que nós achamos que exista sobre os cabelos hein?
Tem sempre aquela "não lava o cabelo todo dia que não presta"..."você tem que contar o cabelo na lua cheia pra ele crecer bonito"...blá blá blá...mas meninas vocês já se perguntaram se isso é verdade mesmo, se tem fundamento?
Pensando nisso fiz uma uma pesquisa e encontrei 10 mitos envolvendo os nossos cabelos.
Vamos conferir?

1º Mito: Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento?
O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Mas não tem poder de acelerar o desenvolvimento. Até porque o crescimento do fio começa no couro cabeludo.


2º Mito: Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos?
Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com shampoo específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Segundo a dermatologista Karla Saggioro, autora de Invista em Você - Respostas para Dúvidas que mais Afligem as Mulheres, da New York Publications, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda. Então meninas vocês podem lavar os cabelos todos os dias sem problemas.


3º Mito: Fios brancos arrancados nascem em dobro?
Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície. È natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira. Isso acontece porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina - a substância que dá cor -, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível. Então, arrancá-los não aumenta o sugimento.


4º Mito: Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira?
Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo.

5º Mito: Deixar creme hidratante nos cabelos por várias horas melhora a hidratação?
O excesso de tempo de exposição aos cremes hidratantes aumenta a oleosidade dos cabelos, deixando-os sem brilho. O ideal é passar o creme longe da raiz e no tempo correcto. Meninas, isso também se aplica as tinturas. Não pensem que deixando a tintura agir além do tempo estipulado fixará mais a cor. Isso também é mito.

6º Mito: Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz?
Não. A raiz não apodrece, mas dormir com os cabelos molhados traz riscos para saúde. "Com a região úmida e quente do couro cabeludo, podem surgir fungos e micoses, principalmente nas pessoas com tendência à formação de caspa", explica Gennaro.


7º Mito: Esfregar as pontas com shampoo faz com que elas fiquem mais ressecadas?
Não. O cabelo deve ser lavado por inteiro. "Se for feito com cuidado, podemos esfregar as pontas, sem riscos de prejudicar a beleza dos fios. A lavagem deve ser feita por partes, começando pela raiz, descendo até o comprimento e, por último, chegando às pontas, mas essa esfregação deve ser feita com a palma das mãos, sem colocar as unhas", alerta o especialista.


8 Mito: Colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rápido?
Não. "Os hormônios desses remédios são sintetizados, ou seja, precisam entrar na corrente sanguínea para serem absorvidos. Postos no xampu, isso não chega a acontecer. O máximo é ter irritação no couro cabeludo", explica o especialista.


9º Mito: O cabelo se acostuma com o shampoo depois de 6 meses de uso?
Não. Quem causa prejuízo para o cabelo não é o shampoo, mas o modo com que você lava os fios. "O shampoo limpa e pronto. Mas algumas pessoas não retiram totalmente os produtos do cabelo nas lavagens, ficando com a impressão de que o shampoo não funciona mais", diz Gennaro.


10º Mito: Àgua fria deixa o cabelo mais brilhante?
Não. Na verdade, é a água excessivaente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. A temperatura recomendada, no inverno e no verão, é a morna. Mas isso não interfere no brilho do cabelo.

Então é isso meninas.
Espero ter tirado da cabeças de vocês muitas dúvidas!
Mas eu quero saber de vcs.
Qual dessas ou outras crendices atormentavam vcs hein?
E o que acharam dos mitos?
Muitos bjos ;)
 


1 comentários:

Oi queridas!
Vou adorar se vc deixar um comentário...
Bjos e obrigada pela visitinha!