Mitos e verdades sobre os anticoncepcionais!

Olá meninas!
Hoje venho falar com vcs sobre os anticoncepcionais. Tirar muitas dúvidas de vcs !


Sempre bati cabeça sobre esse assunto. 
Principalmente o fato que ele pode engorda. Ai que medo.
Mas, separei algumas perguntas que muitas de nós queríamos saber. Vamos lá! 

Anticoncepcional engorda?
Algumas pessoas afirmam que o anticoncepcional engorda. Porém, estudos mostraram que isto pode não ser completamente verdadeiro, já que foi avaliada a variação de peso de 128 mulheres que tomaram anticoncepcionais durante 4 meses. O resultado foi que 72% das pacientes não apresentaram qualquer alteração de peso no final do período.Tomar anticoncepcional diminui a acne? Parar de tomar anticoncepcional dá acne?Sim. Isso porque os hormônios androgênios, ligados ao surgimento da acne, se intensificam na hiperceratose folicular. Os anticoncepcionais diminuem os níveis desse hormônio no sangue, diminuindo o aparecimento da acne. Por outro lado, em alguns casos raros, a acne pode ser um efeito colateral da pílula. No meu caso meninas percebi que as indesejáveis espinhas diminuíram bastante, pra minha felicidade!


Existem remédios que anulam o efeito do anticoncepcional?
Sim. A ampicilina, por exemplo, é um antibiótico bastante comum e utilizado no tratamento de infecções urinárias, faringo-amigdalites e pneumonias e pode reduzir a eficácia dos anticoncepcionais. Outros medicamentos como as drogas anti-convulsivantes, que são utilizadas no tratamento da epilepsia, podem diminuir a eficácia dos anticoncepcionais.
Tomar anticoncepcional pode dar câncer de mama e de útero?
O risco de desenvolver câncer de mama é praticamente o mesmo entre quem toma e quem não toma anticoncepcionais. Em tumores malignos do útero e do ovário, a pílula exerce um efeito protetor: as usuárias de anticoncepcionais apresentam metade do risco de câncer de endométrio e ovário das não-usuárias.
Porém, o uso de contraceptivos orais por mulheres jovens parece ter uma ligação com o surgimento de miomas uterinos, que são tumores benignos, na pré-menopausa, mas o anticoncepcional não é o único responsável, já que são necessários outros fatores reprodutivos.

Anticoncepcional faz mal para o cabelo?
Não existe nenhum estudo ou a menor evidência científicas que comprove este fato.

Anticoncepcional dá varizes?
Os anticoncepcionais possuem diversos efeitos sobre o sistema cardiovascular e é possível que estejam envolvidos de alguma forma no desenvolvimento de varizes, mas as pesquisas ainda não foram concluídas e não se sabe até que ponto isso é verdade.

Mulheres que tomam Pílula demoram mais para engravidar quando param?
Sim, essa é uma verdade. Engravidar, quando a mulher parou de tomar anticoncepcional leva mais tempo quando comparado às mulheres que interromperam outros métodos contraceptivos, mas isso não significa que elas ficaram inférteis.

M
ulheres com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) não podeem tomar Pílula?
Sim, essa é outra verdade. Isso porque o anticoncepcional pode precipitar episódios de LES em mulheres portadoras desta doença.

Anticoncepcional piora a asma?
Não, essa é uma mentira. As alterações nos níveis hormonais parecem ter um papel importante na gravidade da asma nas mulheres e cerca de 30 a 40% das mulheres apresentam flutuações na gravidade das crises relacionadas ao ciclo menstrual. A crise tende a ocorrer três dias antes e durante os quatro dias da menstruação. Os anticoncepcionais orais podem ajudar estes casos, nivelando as flutuações hormonais.

Viu só quantas dúvidas foram esclarecidas. Eu aprendi muito. E também me tirou alguns medos!
E vcs? O que acharam?




http://www.gestantes.net

7 comentários:

  1. Nossa, eu tinha muitas duvidas mesmo. Mas quer saber? Eu prefiro não tomar, eu tenho tantos problemas como ovário policístico que precisa tomar anticoncepcionais, mas morro de medo de ir ao ginecologista. E fujo de tomar remédio também.
    Beijo Ta! (:
    http://bymilenalima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii linda o brigada pela visita ^^

    Já estou te seguindo tb =)

    Muito legal o post super instrutivo, adorei!

    beijos

    ;*

    ResponderExcluir
  3. adorei o post!
    tomei por um tempo, mas nao tomo mais uehuahe
    to seguindo o blog tambem!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  4. Flor amei o post passando para te deixar um beijinho, pena que não tenho conseguido visitar os blogs minha net, estou com uma net mais lentinha rss. um beijo no coração

    ResponderExcluir
  5. que lindo seu blog!

    mt fofo mesmo,me senti super a vontade aqui *.*

    ta add :)

    beijos

    ResponderExcluir
  6. acho q a melhor forma de saber
    realmente os efeitos colaterais é procurando
    a ajuda do seu médico cada remédio age de uma
    forma sobre o organismo trazendo diferentes efeitos sein por experiencia já tomei alguns comprimidos e um é sempre diferente do outro

    bjs

    www.batonsepaetes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. oi florzinha que paleta em, quero uma pra mim!!!!!


    entre no meu blog
    www.sirlangela.blogspot.com



    beijokas

    ResponderExcluir

Oi queridas!
Vou adorar se vc deixar um comentário...
Bjos e obrigada pela visitinha!