Porque as unhas enfraquecem e quebram?

Olá meninas!
Hoje venho falar de um assunto que nos tira do sério.
Quem não fica morta de raiva quando uma unha quebra? 
Pois é, difícil algumas de vocês dizerem que não. 
Mas, hoje preparei varias dicas de como prevenir isso. Vamos la?!


As unhas são composta basicamente de queratina, o seu enfraquecimento pode estar diretamente envolvido com o hábito de fazer as unhas todas as semanas. A acetona ou qualquer removedor de esmalte resseca muito as unhas, o que as torna quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície.
Então, nossa velha mania de manter as mãos sempre bem feitas e com esmalte pode ressecar as unhas. O ideal seria não pintar todas as semanas e sempre hidratar bem as mãos e as unhas. Para quem não consegue manter as pontas dos dedos “in natura”, uma dica é retirar o esmalte dois dias antes de se refazer as unhas e hidratar bem as mãos.
Mas, precisamos saber que o hábito de fazer as unhas semanalmente não é o único a danificar as ‘garras’ femininas. “A retirada da cutícula deve ser sempre banida. Ela é a maior protetora da matriz da unha e impede a penetração de bactérias, fungos e substâncias nocivas”, explica a dermatologista Bhertha Tamura. Quando essa matriz é lesada, infecções, defeitos graves e até definitivos podem surgir.
Por isso, é importante que as unhas estejam sempre protegidas com luvas ou contra traumatismos. Profissionais que dependem diretamente das mãos, como cozinheiros, lavadeiras e digitadores, estão suscetíveis a traumas que podem danificar as unhas.

Cuidados e tratamentos:
Para quem tem hora marcada toda semana na manicure e ainda assim reclama de unhas fracas, uma das alternativas é aumentar o tempo entre as idas ao salão de beleza. Com a diminuição do uso de acetonas e removedores, é importante a hidratação constante com cremes à base de uréia. Produtos como esmaltes fortalecedores e óleos tem sua utilidade pela hidratação que conferem, mas, às vezes, são insuficientes.
Há ainda a opção de bases fortalecedoras formuladas pelo dermatologista, que são feitas de carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino. Outra opção são os medicamentos por via oral, feitos especialmente de vitaminas derivadas do complexo B. Mas antes de escolher qualquer tratamento, é necessária uma investigação das causas do enfraquecimento das unhas.
Uma alimentação desregrada e carente de nutrientes pode ser o motivo principal do enfraquecimento das unhas, tanto as das mãos como as dos pés. Se o organismo percebe a falta de proteínas, vitaminas e outros nutrientes, ele tende a direcionar esses nutrientes para órgãos essenciais e deixa de utilizá-los para a fabricação de unhas e cabelo.


Alguns sintomas de unhas fracas:
- Descamação com início na ponta das unhas
- Unhas quebradiças
- Unhas finas, que dobram fácil
- Unhas com aspecto poroso

Confira algumas dicas para manter suas unhas sempre brilhantes, resistentes e compridas:
- Procure equilibrar a sua alimentação, incluindo vitaminas A, C, E e alguns minerais como Zinco, Ferro e Cálcio; 
- Passe, pelo menos duas vezes por semana, uma base fortalecedora; 
- Algumas gotinhas de formol no seu verniz comum, também ajudam a fortalecer e a dar mais resistência; 
- Aplique diarimente cremes hidratantes, massajando as unhas com movimentos circulares; 
- Depois de retirar o esmalte, aplique um pouco de azeite de oliva com um algodão; 
- Lime as suas unhas todas as semanas, ao limá-las, está a desgastá-las e o seu corpo vai regenerá-las com mais rapidez; 
- Entre uma ida ao salão e outra, deixe as unhas respirarem um pouco, o ideal é retirar o verniz uns dois dias antes de voltar na manicure; 
- Os detergentes e outros produtos de limpeza contém químicos que prejudicam as unhas, procure sempre usar luvas ao mexer com esses produtos; 
- Uma outra opção é usar os vernizes fortalecedores formulados pelo dermatologista, que apresentam carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino na sua composição.

Então meninas, dicas maravilhosas ne?
Espero ter ajudado vocês.
Super bjos ;)



Fonte: SeiFazer.com

2 comentários:

  1. Ola querida, adorei o post e gostei muito do blog já estou a seguir :D

    dá uma olhada no meu , beijo *
    http://eraumavezumagata.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oi queridas!
Vou adorar se vc deixar um comentário...
Bjos e obrigada pela visitinha!