Maquiagem: dicas garantem cuidados com os olhos!

Olá meninas!
Bom, hoje vim falar com vocês algo muito importante.
Os cuidados que devemos ter com a maquiagem no nossos olhos.
Que somos loucas por maquiagem isso não é novidade. Mas que algumas de nós desconhecemos os riscos que sombras, delineadores, máscaras de cílios, lápis e etc... podem ter sobre nossos olhos não é não!
Como sempre faço pesquisas na net atras de novidades para trazer pra vocês.
Encontrei no site Terra sete dicas de uma oftamologista para termos cuidados com os olhos em relação a nossa maquiagem.
Então, creditos dados vamos ver na integra o que o site fala.


A maquiagem é uma grande aliada da mulher na hora de disfarçar imperfeições e incrementar o visual. Mas também pode causar danos à saúde os olhos. Para evitar problemas, confira sete dicas da oftalmologista Luciene Barbosa de Souza, coordenadora de ensino do Banco de Olhos de Sorocaba, São Paulo, e presidente da Associação Panamericana de Banco de Olhos:
 
1 - O ideal é colocar as lentes de contato após terminar o make com a meta de diminuir os riscos de contaminação da lente. "Essa é a ordem mais indicada, mas o ato de colocar as lentes antes ou depois de se maquiar varia muito de pessoa para pessoa, por conta da prática no manuseio. Mais importante do que a ordem é evitar que os produtos entrem nos olhos";
2 - Os delineadores tipo lápis são melhores do que os líquidos ou pastosos;

                               3 - Procure por produtos de boa qualidade e, de preferência, hipoalergênicos. Invista nos de embalagens pequenas, porque acabam rapidamente, correndo menos risco de contaminação. E lembre-se: não empreste sua maquiagem;

4 - Evite os itens à prova d'água e os destinados ao alongamento dos cílios. É que costumam conter nylon e fibras de rayon, que podem entrar nos olhos. Além disso, para retirar o rímel à prova d'água é necessário usar um demaquilante bifásico (água e óleo), o que pode resultar em um acúmulo de oleosidade nas bordas das pálpebras;

5 - Fique atento ao prazo de validade para assegurar menor risco de toxicidade, alergia ocular e contaminação;

6 - Se os olhos ficarem irritados, é necessário suspender imediatamente o uso do produto, lavar exaustivamente a região com soro fisiológico, água fervida ou filtrada e irrigar os olhos com soro fisiológico ou lágrima artificial. Outra boa dica são as compressas geladas. Caso o problema persista, não se medique. Procure um oftalmologista;

7 - A maquiagem deve ser removida antes de dormir, para diminuir as chances de inflamações oculares. O uso de demaquilante precisa ser feito com cuidado para que não entre em contato direto com os olhos, o que pode causar lesões de conjuntiva e córnea em pacientes com predisposição.

 
Viu meninas que dicas maravilhosas?!
Mas a que mais me chamou atenção foi a dica 3. Ela foi bem clara quando disse: "Não empreste sua maquiagem"!
Isso fica um pouco difícil não acham?
Sempre temos aquela super, mega, ultra-power amiga que vivemos emprestando as coisas inclusive maquiagem. Pesquisei muito sobre esse assunto e o fato é: maquiagem não se empresta!

Sabe por quê?

Todos os itens da nécessaire feminina apresentam riscos quando compartilhados com várias  pessoas. Fungos, bactérias e alergias podem ser transmitidos por meio do contato com olhos e da pele infectados.

Sei o quanto acham que isto tudo é uma besteira (já pensei assim também!). Mas mostrarei um a um como inofensivos cosméticos podem cansar e diminuir a beleza de todas nós:

Boca
Já reparou que a maquiagem feita por profissionais de beleza utiliza pincéis? Não é à toa. Afinal, cada boca tem seus microorganismos e podem transmitir viroses ou herpes, além de inúmeras outras infecções que passam despercebidas.

Por exemplo, a “doença do beijo” ao contrário de que muitos imaginam pode ser transmitida também, ao se compartilhar batom com uma pessoa infectada, ocorrendo igualmente com o herpes, ou melhor, este é um pouco mais ingrato uma vez que uma pessoa pode ser contaminada pelo HPV(vírus do herpes) no momento em que nasce, e passar grande parte da vida sem saber que é portador do vírus.

Olhos
Irritações nos olhos, coceiras e até mesmo conjuntivite são os mais recorrentes e menores problemas causados quando se empresta maquiagem para a área dos olhos. Isso porque eles entram em contato com lágrimas e secreções, principalmente lápis de olho e rímel, podendo surgir sérias infecções, e até mesmo a cegueira.

Pele
Os produtos utilizados para maquiar a face devem ser clinicamente testados e aprovados para este fim. Mesmo que a maquiagem emprestada não tenha nenhum problema, só o fato de ser feita para uma pele diferente ou pertencer à outra pessoa já pode causar desconforto e alergias. E nem pense em pegar o batom da amiga para dar vida às bochechas!Se houver lesão na pele, como uma espinha, o problema provocado por um cosmético emprestado pode ser ainda mais grave.

Levar consigo o que precisa para retocar o gloss ou corrigir as imperfeições da pele é mais seguro e higiênico. E fique de olho na validade: make-up vencida nem pensar.
- Pincéis e esponjas também precisam de cuidados especiais de limpeza e conservação.
Você pode pensar que se só você usar os seus pincéis de maquiagem, não existe risco nenhum para a saúde, mas o caso não é bem por aí. É claro que você já age muito bem ao não emprestar os seus pincéis para as amigas, mas ainda assim você precisa limpá-los muito bem.

Os pincéis que tocam os nossos lábios e olhos podem guardar algum tipo de vírus ou infecção que às vezes temos sem ao menos perceber, sendo de vital importância desinfetar o pincel antes de guardá-lo para evitar nova contaminação na próxima vez que for usá-lo.

É muito fácil. É só embeber uma bolinha de algodão em álcool e passar no pincel até ver que não saia mais nenhum resíduo de maquiagem na cerda. A maquiagem dissolve rápido no algodão, então não vai tomar quase nada do seu tempo. Assim, o pincel vai ficar bem desinfetado e sem problema nenhum.
As esponjas devem ser lavadas a cada três aplicações e também devem estar secas antes de serem guardadas, e mesmos após terem sido higienizadas não as coloque no estojo de pó facial, pancake entre outros. O ideal é trocá-las a cada cinco lavagens no máximo.

Se todas as suas amigas forem se arrumar para algum evento na sua casa e acontecer uma troca de sombras e batons (isso acontece!), tente fazer esta rápida limpeza antes de passar o pincel para a próxima amiga e avise-a para repetir o procedimento depois.

Mas, o ideal é não emprestar nem pedir emprestado maquiagem, pois os riscos não compensam. Uma leve irritação em sua amiga pode virar uma infecção em você, já que a defesa imunológica de cada pessoa é diferente. A solução é aprender a dizer não quando alguém pedir seus cosméticos emprestados.
(Fonte: Danúbia Simões_Consultora de Beleza e Acadêmica em Estética e Cosmetologia. Lindas Meninas)

Fica a dica pra vocês meninas!
Bjos e abraços!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi queridas!
Vou adorar se vc deixar um comentário...
Bjos e obrigada pela visitinha!