Momento Saúde: Aveia engorda ou emagrece?


Oi meninas, tudo bom?!

Hoje venho conversar com vocês sobre assunto que se tornou bastante polêmico para mim, por que?
Desde quando dei inicio a uma vida mais saudável, melhorando a alimentação e buscando a prática de exercícios físicos regulares, vivo numa busca incansável por alimentos e nutrientes que me ajudem a manter o peso e ganhar massa magra. Por isso, todo novo alimento que busco adicionar na minha alimentação passa por uma rígida pesquisa. E na minha mente limitada a aveia era uma vilão pra quem deseja manter o peso. 


Isso porque a quantidade de calorias encontrada nela é bem significativa. Em 100 gramas de aveia em flocos têm cerca de 130 calorias – um número considerável, se tomarmos como referência uma dieta 2.200 calorias por dia . Outro ponto também esta relacionado aos carboidratos encontrada no cereal. As mesmas 100 gramas de aveia em flocos têm quase 60g de carboidratos, cerca de 18% da recomendação diária desse nutriente. Apesar disso, estudos recentes mostram que o consumo diário de aveia pode ajudar no emagrecimento saudável. No entanto, não adianta exagerar no consumo de aveia. Para perder peso, é preciso combinar poucas quantidades do cereal com uma dieta balanceada. Dessa forma, as fibras da aveia ajudam a diminuir o apetite, além de dificultar a absorção de gorduras pelo organismo e contribuir para o bom funcionamento do intestino.
Então, a conclusão que chegamos é a aveia não engorda e pode até mesmo contribuir para o emagrecimento saudável, desde que seja consumida com moderação. Vejamos algumas dicas que encontrei no site aveia.net.br:

- O consumo de aveia (farinha, farelo ou em flocos) não deve ultrapassar 3 colheres (sopa) por dia;

- Evite misturar o cereal com outros alimentos calóricos, como açúcar, mel, leite integral, sorvete, dentre outro;
- Mantenha uma dieta balanceada e diversificada, rica em frutas, verduras, alimentos integrais e com poucas gorduras;
- Beba pelo menos 2 litros de água todos os dias;
- Faça atividades físicas com regularidade;
- Procure um médico ou nutricionista antes de inciar uma dieta para perder peso.


Outros beneficios:

As vantagens de incluir a aveia no dia a dia são muitas: é rica em betaglucana, uma substância que ajuda a reduzir o colesterol e a absorção de açúcar durante a digestão. E, por conter muitas fibras, dá uma força para o intestino funcionar direitinho – ponto positivo para murchar a barriga! Quer mais? As fibras também permanecem por mais tempo no estômago, fazendo com que a fome demore a voltar!
A aveia pode ser consumida com sucos, frutas, biscoitos, pães, bolachas, mingau, leite, bolachas e outros.  Eu particularmente adoro comer com frutas, corto tudo em cubinhos e despejo 3 colher de aveia....É simplesmente uma delicia. Minha preferida é a aveia em flocos da Nestle. 
Ela é 100% cereal integral, rica em fibras e proteínas, super recomendo.

Oito maneiras de consumir a aveia. AQUI

Então meninas, o que acharam do matéria? Que tal adicionar a aveia em sua alimentação? Vocês também tinha esse conceito sobre a aveia?
Comentai ai!

25 comentários:

  1. Oi Talita,

    Adorei o post!
    eu não gosto muito de aveia mas, prometi a mim mesma que esse ano vou procurar aperfeiçoar mais meu paladar, experimentando coisas novas.. haha
    Beijo e uma excelente segunda!

    www.euvouderimel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani....tbm não sou muito fã de aveia, mas essa da Nestle é bastnate saborosa viu? Eu recomento...nosso corpinho as vezes merece uns sacrifícios ne? rsrs
      Bjos e obrigada por deixar sua opinião!

      Excluir
  2. Gosto muito de aveia e vendo esse post, fico com mais vontade de continuar com ela.
    Gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane que bom que você gostou....a aveia faz um bem danado pro nosso organismo. Pode continuar consumindo!
      Bjos querida!

      Excluir
  3. Eu gosto, Talita, mas sempre consumo com alimento mais calórico, acho ela pura muito sem graça!! kkkk

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Simone, mas como disse no post, esse da Nestle é uma delicia, experimenta. Eu consumo apenas com frutas, minhas preferidas são mamão e banana...adoro!
      Bjos ;)

      Excluir
  4. Gostei mais ou menos porque na verdade eu uso a aveia para ganhar peso, ingerida com leite, açúcar, mel, nescau e claro bem mais de 3 colheres por dia.. Acho que assim ela não vai me auxiliar no emagrecimento e sim para engordar como é o que eu procuro né?

    Beijos ótimo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Letícia. Tudo em excesso tem o efeito contrario. Se seu objetivo é engordar esta indo no caminho certo. Mas cuidado, nada de exageros e vai com calma. Ganhe peso com saúde. Ingerir grandes quantidades de açúcar pode te causar problemas futuros.

      Excluir
  5. oi Talita adorei saber q aveia naum engorda uffa! Bom eu adoro aveia, mas qeria saber se comer cm frutas cortadas em cubinho todo dia vai fazer mal? Ou tomar cm minguau, isso todas as noites vai fazer mal ou naum? Aguardo resposta bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Como mencionado no post se ingerida na quantidade certa não tem problema nenhum seu uso diário. Com certeza a melhor opção é com frutas no intervalo do almoço com a janta. O corpo fica saciado durante toda a tarde. Espero ter ajudado!

      Excluir
  6. Olá, tenho que consumir aveia em minha dieta, e acabei consumindo muito.rsrsrs certo que falava em apenas 3 colheres, ai entendi por que.
    bom...em uso aveia no iorgute light é muito bom , e digo mais a marca melhor desse iogurte é Sentir bem, esse é bem gostoso não tem gosto de remédio como alguns outros que esperimentei .beijus para todos

    ResponderExcluir
  7. WOi me falaram k aveia engorda e eu conprei algumas caixinhas de aveia pra mesturar com o alimento mais pelo jeito to vendo k nao ok eu posso faser para ganhar massa muscular ?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Minha dica para ganhar massa muscular sem sombra de dividas é o Whey.
      Ele combinado com a musculação é um grande aliado pra quem busca ganhar massa muscular. A aveia servi apenas para deixar sua alimentação um pouco mais enriquecida, por isso não subestime o poder da aveia. Espero ter ajudado!
      Bjos ;)

      Excluir
  8. Comecei usar farinha d aveia pq não gosto de flocos espero q funcione estou precisando,engordei 7kg em um mês por causa da depressão e ansiedade agora que comecei a tratar quero voltar oa meu peso normal.

    ResponderExcluir
  9. Oi Talita, peso 58 kg e pretendo conservar este peso.No meu café da manhã faço um coquetel, como por ex: um copo de (requeijão) de leite,uma colher de (sopa) de semente de linhaça,uma colher de (sopa) de aveia,uma colher de (sopa) de quinoa, uma colher de (sopa) de toddy e meia colher de (café) de canela em pó, mas não como nada. E aí será que com esta mistura posso engordar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu coquetel é bastante nutritivo, contem fibras e carboidratos, se você incluir a pratica de exercícios físicos esse coquetel vai servir basicamente como um Shake energético. Mas só ele no seu cafe da manha é um pouco demais. Inclua mais proteínas no seu café da manhã. Ex: ovos, peito de peru, queijo com baixo teor de gordura e o pão integral. E tente varias seu cafe da manha, o organismo precisa de variações para responder bem a cada alimentação. Pois cada alimento possui seus beneficios para o organismo. Espero ter ajudado!
      Bjos ;)

      Excluir
  10. Nuss...adorei....vou colocar a aveia na minha alimentação......**-**

    ResponderExcluir
  11. Muitoo bom, gostei muito da materia, afinal, sou Modelo e nao eh facil manter as medidas rsrsrsrs.. obg a quem postou essa materia, satisfeito ;)

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se eu fizer o minguau de aveia com leite desnanatado engorda?

    ResponderExcluir
  13. eu adoro aveia já comia e agora vou comer ainda mais !claro com moderação!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. adoro aveia,triguinho,germem de trigo e as vezes tenho medo de nao ter controle,e comer demais,por que fiz redução de estomago.a sua materia e muito boa e indicada para pessoas que pensam em saude ,parabens.beijo

    ResponderExcluir
  15. olá comecei a consumir aveia hoje pois estou tentando emagrecer e fiquei sabendo que era uma otíma opção e vendo este blog percebi que fiz a escolha certa, cortei banana em cubinhos e coloquei uma colher e meia de sopa de aveia gostaria de saber mas sobre como consumir este cereal. obrigada bjss.

    ResponderExcluir
  16. tenho 13 anos tenho que engordar peso apenas 27 quilos

    ResponderExcluir

Oi queridas!
Vou adorar se vc deixar um comentário...
Bjos e obrigada pela visitinha!