Update: Maneiras de consumir a aveia!

Olá meninas!
Tinha me mantido ausente por um período bastante significativo e peço sinceras desculpas por isso.
Estou tentando me reorganizar de novo pra tentar manter o blog atualizado pra vocês. 
Cheguei ate pensar em excluir o blog por falta de posts, mas após abrir-lo e ver que o blog continua recebendo comentários carinhos e elogios de vocês pelas matérias anteriores eu desistir da ideia. 
Muito obrigada pelo apoio meninas vocês são incríveis.
E como recebi muitos comentários e perguntas sobre o post que fiz falando sobre os benefícios da aveia, resolvi trazer algumas maneiras super gostosas de como consumir mais aveia.
Como já disse no post anterior que fiz aqui a aveia é uma excelente aliada para manter uma boa alimentação, contribuindo ate mesmo para o emagrecimento, se consumida da maneira correta.
E como recebi varias perguntas de como incluir a aveia na alimentação, trouxe oito maneiras de consumir esse cereal tão rico.

1) Aveia com frutas: 
Nada melhor do que frutas picadas ou amassadas com aveia para o café da manhã ou lanche intermediário. Além disso, estudos mostram que comer frutas e aveia uma vez ao dia está relacionado com baixos níveis de colesterol. Como a aveia é fonte de carboidrato, consumir o cereal com um fruta, como a banana, pode ser um ótimo substituto do pão no café da manhã. Esse benefício se dá pela presença da beta-glucana, uma fibra hidrossolúvel que passa inerte ao processo digestivo e formam um gel em contato com água responsável por ligar-se aos ácidos biliares e eliminá-los pelas fezes.

2) Mingau de aveia:

Fonte de carboidratos e proteínas, o mingau é um excelente alimento para ser consumido no café da manhã.
Além disso, a aveia promove maior tempo de saciedade por formar géis em contato com a água, o que aumenta o seu tempo de digestão no estômago. No entanto, a quantidade de gorduras e açúcares da receita merece atenção. O mais comum é fazer o mingau com a aveia em flocos, mas o farelo também pode ser usado. Dê preferência ao leite desnatado e a utilização de pouco açúcar, optando pelo mascavo ou pelo mel.


3) Acrescente aveia às receitas:



Pães, bolos e tortas cuja receita você já sabe de cor podem ganhar mais fibras com a aveia. Sabemos que a farinha branca é uma das maiores vilões da alimentação saudável, favorecendo doenças como diabetes e obesidade. Para reduzir o consumo desse alimento, você pode reduzir as quantidades acrescentando aveia em suas receitas.




4) Troque o trigo por farinha ou farelo de aveia:




A farinha de aveia vem da parte interna do grão, enquanto o farelo é obtido da camada externa da aveia. No que diz respeito à proporção, a tanto a farinha de aveia quanto o farelo de aveia podem ser usados nas mesmas medias que a de trigo em uma receita - panquecas, massas, pães, tortas... Vale usar a imaginação!



5) Monte um mix de cereais:



Se você acha a aveia meio sem graça, experimente juntá-la com outros cereais de sua preferência e montar uma receita só sua, para acrescentar em frutas, sucos ou no iogurte. Assim, você consegue agregar outros nutrientes às fibras da aveia, como gorduras insaturadas e antioxidantes. Se você quiser, pode acrescentar também algumas oleaginosas ao seu mix, como amêndoas trituradas.



6) Aveia com iogurte:

O iogurte é considerado um alimento funcional pela presença dos probióticos, ou seja, bactérias benéficas que colonizam o intestino e melhoram seu funcionamento. Acrescentar uma colher de aveia soma a esse lanche o consumo de fibras, que também é um poderoso aliado do trânsito intestinal que, uma vez funcionando corretamente, ajuda desde a controlar colesterol até o emagrecimento e fortalecimento da imunidade. Um copo de iogurte desnatado mais duas colheres de sopa de aveia tem 179 kcal, enquanto um copo de iogurte integral mais duas colheres de sopa de aveia somam 227 kcal. *-*


7) Farofa com aveia:





A aveia pode substituir integralmente a farinha de milho ou outro tipo de farinha utilizada para montar uma farofa. Você também pode usar outros grãos como linhaça, a fim de aumentar o teor de fibras e ômega 3 da preparação - o nutriente auxilia na função cognitiva, reprodutora e inflamatória.



8) Sucos e vitaminas com aveia:



Muito versátil, a aveia combina muito bem em sucos e vitaminas. Além das fibras, a adição desse ingrediente aos líquidos fornece quantidades adequadas de carboidrato. Antes de um treino esportivo ou até mesmo no café da manhã, em que o aporte de carboidrato precisa ser maior, somente o suco de frutas não supriria essa total necessidade.




Bom meninas espero que essas dicas ajudem vocês tornarem a alimentação de vocês mais saudável e diversificada. A aveia é ótima pedida para ajudar na regulação do intestino e ajuda sim a manter a forma além de ser muito bom unido com outros alimentos. Fica a dica então!


2 comentários:

  1. Parabens,amei,sua materia sobre aveia,muito util,as receitas entao nem se fala.

    ResponderExcluir

Oi queridas!
Vou adorar se vc deixar um comentário...
Bjos e obrigada pela visitinha!